Foi concluída em março a instalação do novo sistema de iluminação do Terminal Triângulo, localizado na zona norte de Porto Alegre. O mais importante terminal de ônibus da Capital recebeu luminárias em led, após uma segunda parceria entre a prefeitura e o Grupo Zaffari, e também com a Melnick Even.
Em dezembro, a primeira parte da revitalização do local foi entregue. Depois de cinco anos, o Terminal Triângulo ganhou nova cobertura. A obra foi viabilizada após parceria com o Grupo Zaffari.
- As melhorias que conseguimos viabilizar aqui foi por meio da soma de esforços entre a iniciativa privada e poder público. Ganha a população da zona Norte de Porto Alegre, que pode circular, finalmente, em uma estrutura iluminada adequadamente e com a cobertura totalmente recuperada - destaca o prefeito Nelson Marchezan.
A troca da iluminação, que proporciona maior sensação de segurança para os usuários do terminal, começou em dezembro. Durante a revitalização do telhado, foi identificada a necessidade de substituição das lâmpadas. Falta agora realizar uma limpeza na subestação de energia do terminal.
- Para essa etapa, é preciso acompanhamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A CEEE informou que devido à pandemia do novo coronavírus, o serviço ainda não ocorreu, mas já conta na programação e não interfere na iluminação já concluída e em pleno funcionamento - salienta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen.
As luminárias foram instaladas nas galerias de acesso ao terminal e nas paradas laterais. Também ocorreu a substituição de toda a fiação elétrica. O investimento foi de aproximadamente R$ 303 mil.
- Foi um desafio técnico interessante, frente à necessidade de não interromper o funcionamento do terminal, sempre com a presença de muitos usuários - destaca o diretor da Cia Zaffari, Claúdio Zaffari.
Em dezembro de 2014, um temporal destelhou a estação. Somente em janeiro de 2019, a prefeitura de Porto Alegre conseguiu achar uma solução para o problema. Um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) foi firmado com o Grupo Zaffari, que determinou a recuperação das estruturas do terminal localizado na Avenida Assis Brasil. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura.
Coube ao Zaffari contratar um laudo técnico, que foi realizado em fevereiro. Dois meses depois, a prefeitura já contava com o projeto de recuperação da estrutura. As obras começaram em junho do ano passado, ao custo de R$ 1,62 milhão.
O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. Este é o mais importante terminal de ônibus da Capital — ficando atrás apenas do Terminal Rui Barbosa/CPC, no Centro.
A área total é de aproximadamente 15 mil m². A área cobertura atinge 7 mil m². Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.