Demorou, mas, enfim, o Terminal Triângulo vai voltar a ter telhado em todos os 7 mil metros quadrados de cobertura. A última área que ainda não dispõe das telhas será fechada nesta sexta-feira (22). Os trabalhos estão ocorrendo no telhado da plataforma principal.
O Grupo Zaffari, responsável pela contratação da obra, acredita que o serviço será concluído até o fim do mês. Se necessário, durante dezembro serão realizadas as finalização nas paradas laterais, que tiveram os serviços impactados nos meses de setembro e outubro devido ao registro de muitos dias de chuva.
Foram cinco anos de espera até ter o telhado coberto novamente. Em dezembro de 2014, um temporal destelhou a estação. Somente em janeiro de 2019, a prefeitura de Porto Alegre conseguiu achar uma solução para o problema.
Um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) foi firmado com o Grupo Zaffari, que determinou a recuperação das estruturas do terminal localizado na Avenida Assis Brasil. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura.
Coube ao Zaffari contratar um laudo técnico, que foi realizado em fevereiro. Dois meses depois, a prefeitura já contava com o projeto de recuperação da estrutura. As obras começaram em junho ao custo de R$ 1,62 milhão.
O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. Este é o mais importante terminal de ônibus da Capital — ficando atrás apenas do Terminal Rui Barbosa/CPC, no Centro.
A área total é de aproximadamente 15 mil m². A área cobertura atinge 7 mil m². Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.