Depois de quatro anos e meio ao relento, o Terminal Triângulo vai, enfim, ganhar uma nova cobertura. A reforma do telhado da estação de ônibus localizada na zona norte de Porto Alegre será iniciada nesta quinta-feira (13).
Serão executados os serviços de fechamento da cobertura e revitalização da estrutura e da iluminação. A partir de uma contrapartida assinada com a prefeitura, o Grupo Zaffari irá bancar a reforma orçada em R$ 1,62 milhão. Os trabalhos serão executados em cinco meses, 90 dias menos do que o previsto originalmente.
- Recebemos três cotações de todos os serviços. Tínhamos o indicativo de que a obra fosse realizada em até oito meses, após a ordem de início. No entanto, com a definição da empresa executora, confirmamos que a estimativa de término dos trabalhos no terminal deve ocorrer em 150 dias, ou seja, até novembro -, informa o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Segundo Gazen, os serviços ocorrerão de forma a trazer o menor impacto possível no embarque e desembarque dos ônibus. A primeira etapa a ser realizada será a montagem do canteiro de obras e a mobilização da empresa contratada. O próximo passo será a remoção das estruturas danificadas. Somente depois de concluídas estas etapas é que serão iniciadas a limpeza, pintura e instalação de novas telhas - metálicas e em policarbonato.
O local está sem cobertura há quatro anos e meio desde que um temporal destelhou a estação. Em janeiro de 2019, a prefeitura firmou um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) com o Grupo Zaffari para recuperar as estruturas do terminal localizado na Avenida Assis Brasil. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura.
Coube ao Zaffari contratar um laudo técnico, que foi realizado em fevereiro. Dois meses depois, a prefeitura já contava com o projeto de recuperação da estrutura.
O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. Este é o mais importante terminal de ônibus da Capital — ficando atrás apenas do Terminal Rui Barbosa/CPC, no Centro.
A área total é de aproximadamente 15 mil m². A área cobertura atinge 7 mil m². Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.