A partir desta segunda-feira (16), os usuários de ônibus que circulam pelo Terminal Triângulo, na zona norte de Porto Alegre, já podem contar com um item básico: o telhado. Isso porque foi entregue oficialmente pela prefeitura da Capital o conserto da cobertura da plataforma principal, assim como proteções das paradas de ônibus adjacentes. Ainda falta a colocação da cúpula em policarbonato.
Desde dezembro de 2014, o local estava sem cobertura após a estrutura ser danificada durante um temporal. O conserto ocorreu após a parceria do governo municipal com o Grupo Zaffari, que assumiu os trabalhos como contrapartida aos investimentos da empresa na região.
Usuária do Terminal Triângulo há mais de cinco anos, a universitária Ana Paula Domingues, 23 anos, já tinha perdido as esperanças de que o telhado seria consertado.
— A gente vivia se molhando. Só chovia. Já achava que não fariam mais, daí esse ano deram um jeito — comenta.
Para Ana Paula, falta agora a melhoria na identificação das linhas de ônibus.
— E também não vejo mais a Brigada Militar, que antes fazia mais rondas por aqui — observa.
As equipes começaram a troca do telhado em junho deste ano. Ao todo, a obra custou R$ 1,6 milhão e foi dividida em 15 etapas, para não prejudicar o deslocamento dos ônibus. Mesmo com a entrega oficial, ainda falta a colocação da cúpula em policarbonato, que já está encomendada e falta apenas a instalação por parte da construtora.
Nova iluminação
Mesmo com o novo telhado, o sistema de iluminação segue o mesmo da época de 2014. Por conta disso, a prefeitura firmou nova parceria com o Zaffari, no valor de R$ 300 mil, para a melhoria na iluminação do terminal e na troca das lâmpadas por LED. Os serviços devem ser concluídos até o final de fevereiro de 2020.