A reforma do telhado do Terminal Triângulo encaminha-se para o final. Segundo a prefeitura, a execução do projeto está 86% concluída. O Grupo Zaffari, responsável pela obra, continua com a estimativa de conclusão da plataforma principal até o final de novembro.
Se necessário, após este mês, restará apenas a finalização das paradas laterais, que tiveram os serviços impactados nos meses de setembro e outubro devido ao registro de muitos dias de chuva.
Nesta semana, a empresa contratada para os serviços está realizando o fechamento do telhado da plataforma principal e trabalhando na parada lateral maior. Desde que foi iniciado, o trabalho de recuperação do telhado – que foi destruído durante um temporal em dezembro de 2014 – já levou cinco meses.
A prefeitura tenta viabilizar, também, a execução de uma iluminação mais adequada para o terminal.
– Em maio, quando recebemos da empresa os orçamentos, tínhamos a previsão de ter cerca de oito meses de obra. As equipes do Zaffari e da secretaria conseguiram ajustar a melhor alternativa, para ter a execução com qualidade, em um tempo estimado de cinco meses de serviço. Agora estamos em fase final, felizes em poder devolver para a população a estrutura do telhado revitalizada – explica o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Como foi
A nova cobertura está sendo viabilizada após a assinatura do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) entre a prefeitura e o Grupo Zaffari. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura. A empresa contratada fará o fechamento da cobertura de 7 mil metros quadrados, revitalização da estrutura e da iluminação com investimento previsto de R$ 1,62 milhão.
O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. A área total é de aproximadamente 15 mil m². A área de cobertura atinge 7 mil m². Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.
A revitalização do telhado está dividida em 15 etapas e, até agora, já ocorreram:
- Revitalização estrutural completa da cobertura
- Limpeza, recuperação e pintura das estruturas metálicas
- Limpeza, recuperação e pintura das telhas metálicas e de policarbonato
- As estruturas e telhas foram substituídas (quando necessário)
- Também foram instalados reforços de estruturas metálicas onde foi necessário
- As estruturas metálicas e as telhas recuperadas foram removidas e recolocadas no lugar
- Após concluídas as etapas, foi sendo reinstalada a iluminação