A prefeitura de Porto Alegre recebeu a confirmação no mês passado que as obras do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa não contam mais com financiamento do governo federal. A Caixa Econômica Federal já vinha anunciando que o contrato seria cancelado porque não estava sendo executado.
A obra começou em setembro de 2012. A previsão inicial de término era setembro de 2013. Os trabalhos pararam de ser executados em 2014. Foram realizados apenas 60% dos serviços previstos. Em 2015, o consórcio de empresas Giovanella e Brasília-Guaíba, responsável inicial pelo serviço, até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito.
Mas em maio de 2016, a prefeitura informou que estava cancelando o contrato. Na ocasião, foi dito que a construtora Brasília-Guaíba apresentava dificuldade financeira ao passar por um processo de recuperação judicial. Segundo a administração municipal, a empresa não cumpriu com a atualização de documentos exigida. Desde então, a prefeitura falava em lançar nova licitação.
O edital foi publicado somente em setembro de 2019. As propostas foram recebidas em novembro. Duas empresas estão na disputa. A estimativa da prefeitura é gastar até R$ R$ 4,63 milhões na obra durante um prazo estimado de um ano.
Além de fazer a substituição do pavimento velho, a prefeitura também incluiu que a empresa faça a análise de outro trecho de 2,3 quilômetros que já foi realizado, mas está sem manutenção, entre a Rua Desembargador André da Rocha e Avenida Bento Gonçalves.
Consultada, a prefeitura informou que a licitação está mantida. Para realizar o restante, a prefeitura está em tratativas com o Banrisul para o remanejamento de recursos e conclusão da obra.
Legado da Copa
Essa é a primeira obra da Copa de 2014 de Porto Alegre que tem o contrato cancelado. Outros contratos parados correm o mesmo risco se não houver uma agilidade da prefeitura em executá-los. A duplicação do segundo trecho da Rua Voluntários da Pátria é uma das obras que também podem perder recursos. A outra é a ampliação da Avenida Severo Dullius.