Dos nove contratos que estão em andamento e que preveem obras que deveriam ter sido entregues para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura de Porto Alegre está se planejando para concluir três: trincheira da Anita Garibaldi, trincheira da Cristóvão Colombo, e o primeiro trecho da duplicação da Voluntários da Pátria. Todas elas estão praticamente prontas.
Os trabalhos na trincheira da Anita Garibaldi estão sendo executados pela própria prefeitura depois que o contrato com a empresa responsável chegou ao fim e não foi aditivado. A ideia é que tudo esteja concluído entre janeiro e fevereiro. O acabamento das obras em um trecho de quase um quilômetro da Voluntários da Pátria também está ocorrendo e deve ficar pronto no mesmo período.
Já a construção da trincheira da Cristóvão Colombo está parada. A obra ficou dois anos abandonada e só foi retomada após mobilização da comunidade e empresários, entre novembro de 2018 e março de 2019. A prefeitura lançou licitação e irá receber propostas das construtoras em 6 de janeiro. A obra está 90% concluída e ainda faltam oito meses de trabalho.
E essa relação vai ganhar mais uma obra, que, pelo planejamento da prefeitura deveria ficar pronta em dezembro de 2019, mas que só será finalizada até março de 2020: trincheira da Avenida Ceará. A construção está praticamente pronta.
A parte que envolve a passagem de veículos só não foi concluída ainda porque a data da inauguração está indefinida. Falta realizar a pintura da pista, a instalação de placas de orientação do trânsito, a conclusão de um painel de controle da casa de bombas e instalação de telas nas paredes da trincheira.
Há ainda uma quinta construção que ficará pronta em 2020, que não esteve ligada à Copa do Mundo, mas que está recebendo recursos de uma obra relacionada ao evento: a pavimentação da Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio. O dinheiro que seria destinado à implantação dos ônibus conhecidos como Bus Rapid Transit (BRTs) foi transferido para este projeto. Em janeiro deverá ocorrer a liberação da Ernesto Neugebauer. A Rua José Pedro Boéssio deve estar pronta até setembro de 2020.
Para a próxima legislatura
Para 2021, a prefeitura estima que a ampliação da Avenida Severo Dullius e a troca do pavimento do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa serão entregues. Para 2022 está prevista a entrega da duplicação da Avenida Tronco.
E duas obras sequer começaram e não têm prazo de entrega: a construção de viaduto e passagem de nível no cruzamento da Avenida Plínio Brasil Milano com Terceira Perimetral e o restante da duplicação da Avenida Voluntários da Pátria até a Avenida Sertório.
Gestão Fortunati
Entre 2013 e 2016, o prefeito José Fortunati conseguiu entregar cinco obras: a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o corredor de ônibus da Avenida Padre Cacique e os viadutos da Pinheiro Borda, da Bento Gonçalves e da Júlio de Castilhos.