As obras de melhorias na avenida Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá, não serão finalizadas em novembro. Os trabalhos, na zona norte de Porto Alegre, atingiram 75% de conclusão conforme dado da última medição feita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), a obra foi "impactada pelo grande número de dias chuvosos e também devido à presença de redes de água e drenagem não cadastradas no percurso, que ocasionaram serviços não previstos." Segundo cálculo feito pela prefeitura, dos 126 dias de chuva no ano em Porto Alegre, 24 ocorreram somente em outubro e novembro.
Questionada sobre quando a obra será finalizada, a Smim informa que "não vai divulgar a estimativa de prazo". Mas a coluna apurou que, em setembro, o secretário Marcelo Gazen disse, em encontro promovido pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), que os trabalhos só serão concluídos em agosto de 2020.
Esse prazo leva em consideração também as obras de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e ciclovia que serão realizadas na Rua José Pedro Boéssio. A empresa Pedracon Mineração segue aguardando a renovação da licença ambiental para começar os trabalhos. A prefeitura pretendia iniciar as obras na José Pedro Boéssio após a Copa América, mas até hoje a autorização ainda não veio.
Por falta de dinheiro, a recuperação da Ernesto Neugebauer ficou parada de março de 2017 a janeiro de 2019. Quando foi retomada havia previsão que o serviço duraria sete meses.
O projeto envolvendo as duas vias prevê uma nova pavimentação em 2,6 km, duas faixas de rolamento com seis metros de largura, a implantação de uma ciclovia, a construção de calçadas, iluminação, além da implantação de uma nova rede de drenagem.
Esta região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada na cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.