Faltam 12 dias para o fim do prazo estipulado pela prefeitura para a liberação do tráfego na trincheira da Avenida Ceará, na zona norte de Porto Alegre. Porém, há grandes chances que os veículos continuem não conseguindo usar a passagem de nível até 31 de dezembro.
A obra está praticamente pronta. A parte que envolve a passagem de veículos só não foi concluída ainda porque a data da inauguração está indefinida.
Falta apenas realizar a pintura da pista e a instalação de placas de orientação do trânsito. Este serviço pode ser realizado em poucos dias
O problema está, ainda, na casa de bombas. A construtora Conpasul, responsável pela obra, realizou a compra de um painel de controle que permitirá o acionamento automático do sistema que irá impedir que a parte mais baixa da trincheira alague em dias de grande volume de chuva. Este acionamento já pode ser feito de forma manual, mas a decisão do prefeito Nelson Marchezan é que a obra não seja liberada sem o cumprimento dessa etapa de automação. Este painel ainda não chegou na obra, não há informação de quando isso irá ocorrer, e, depois que chegar, ainda haverá a necessidade de se fazer a instalação.
Mesmo após a colocação do painel de controle da casa de bombas, da pintura de faixas e instalação de placas, a construtora ainda terá que instalar telas nas paredes da trincheira. Porém, essa etapa só será iniciada após a publicação de um novo termo aditivo. Quando isso ocorrer, a empresa precisará de aproximadamente 30 dias para comprar o material, receber e instalar. Somente após a colocação das telas é que a obra será considerada finalizada.
A prefeitura até chegou a anunciar que a obra só seria inaugurada com as telas, mas as últimas declarações indicam que a liberação do tráfego ocorrerá antes.
Em 23 de outubro, após vistoria na trincheira, o prefeito Nelson Marchezan anunciaram que a obra não seria mais entregue em outubro. Apesar da garantia de que a construção ficaria pronta em dezembro, o contrato entre a prefeitura e a Conpasul estabelece o mês de março de 2020 como prazo final para conclusão dos trabalhos.
A obra está 99% finalizada. Projetada ao custo de R$ 29,5 milhões, a construção está custando R$ 39,37 milhões aos cofres públicos. A ordem de início foi dada em dezembro de 2012, mas os desvios no trânsito iniciaram-se em fevereiro de 2013. Os trabalhos começaram logo em seguida e tinham prazo contratual de execução de três anos.