A prefeitura de Porto Alegre está selecionando a empresa que ficará responsável por concluir uma obra da Copa de 2014 que está parada há aproximadamente cinco anos. As empresas Conpasul e Construtora Continental de São Paulo apresentaram propostas para trocar o pavimento do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa e estão sendo avaliadas pela comissão de licitação.
Já a construtora Sultepa, que participou da concorrência, foi considerada inabilitada. A empresa recorreu administrativamente e ainda não teve seu pedido analisado pela comissão de licitação. O edital foi publicado em setembro. As propostas foram recebidas em novembro.
Os serviços não avançam no corredor de ônibus desde 2014, ano em que o mundial foi realizado em Porto Alegre. A obra chegou a atingir 60% de conclusão, mas ainda falta trocar um quilômetro de asfalto, entre as avenidas Venâncio Aires e Ipiranga.
Além de fazer a substituição do pavimento velho, a prefeitura também incluiu que a empresa faça a análise de outro trecho de 2,3 quilômetros que já foi realizado, mas está sem manutenção, entre a Rua Desembargador André da Rocha e Avenida Bento Gonçalves. A estimativa é gastar até R$ R$ 4,63 milhões na obra em prazo estimado de um ano.
A obra começou em setembro de 2012. A previsão inicial de término era setembro de 2013. Em 2015, o consórcio de empresas Giovanella e Brasília-Guaíba, responsável inicial pelo serviço, até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito.
Em maio de 2016, a prefeitura informou que estava cancelando o contrato. Na ocasião, foi dito que a construtora Brasília-Guaíba apresentava dificuldade financeira ao passar por um processo de recuperação judicial. Segundo a administração municipal, a empresa não cumpriu com a atualização de documentos exigida. Desde então, a prefeitura falava em lançar nova licitação.