Uma portaria publicada na semana passada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Diário Oficial da União impõe uma restrição ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. De acordo com o documento, o terminal está proibido de aumentar o número de pousos e decolagens.
A medida tem caráter provisório, sem prazo determinado. O posicionamento será revisto quando a Fraport regularizar sua situação frente a compromissos assumidos no processo de certificação operacional do terminal. O motivo da proibição está relacionada às dificuldades em concluir obras de drenagem.
Segundo a empresa alemã, as condições do terreno onde a área do aeroporto está localizada e o fato de que 86% do "volume de água da chuva advir do município", impede momentaneamente que ocorra a conclusão das obras. "A restrição é temporária e será revista o mais breve possível", informa a Fraport por meio de nota.
A administradora do terminal garante, porém, que todas as obras determinadas no contrato com a Anac, e que tinham como prazo final o mês de outubro, foram concluídas. Mas, existem itens que estão atrelados ao cumprimento da obrigação da ampliação da pista, que tem prazo até dezembro de 2021. Aliás, nesta terça-feira (19), a Fraport irá realizar uma solenidade de entrega da primeira fase das melhorias previstas para o aeroporto. O evento ocorrerá às 10h.
Nota da Fraport:
"A Fraport Brasil vem tomando todas as medidas necessárias para adequar o aeroporto de Porto Alegre às regras de operação da ANAC, mas, infelizmente, enquanto não concluirmos as obras de drenagem, não será possível assegurar o total cumprimento dessas exigências. Devido a fatores alheios ao controle da Fraport, como as condições do terreno, a localização do sítio aeroportuário e o fato de 86% do volume de água da chuva advir do município, a conclusão das obras de drenagem é fundamental para estarmos em conformidade com o exigido. A referida Portaria impede, temporariamente, o aumento da capacidade do aeroporto. Estamos ensejando todos os esforços para a regularização e minimizar os impactos".