A assinatura do contrato que vai permitir o retorno de investimentos da iniciativa privada na freeway; BR-101; BR-386, entre Canoas e Carazinho; e Rodovia do Parque não ocorrerá mais na quarta-feira (09). A data havia sido estipulada no edital de concessão. O leilão foi realizado em novembro e teve como vencedor o grupo paulista CCR.
A nova data está sendo definida pelo Ministério de Infraestrutura. O mais provável é que ocorra na sexta-feira (11) em Porto Alegre.
Essa mudança também irá prorrogar o início da concessão. Depois da assinatura do contrato ainda será preciso contar 30 dias a partir da publicação do ato no Diário Oficial da União. Dessa forma, a volta do pedágio na freeway, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha não irá ocorrer antes de 11 de fevereiro. Será cobrado R$ 4,30 em cada praça e em ambos os sentidos. A cobrança nos demais pontos — quatro ao longo do trecho concedido da BR-386 e uma na BR-101 — está previsto para março de 2020.
Enquanto isso, a empresa já trabalha no Rio Grande do Sul, em uma sala alugada em Porto Alegre. A ideia, porém, é adquirir uma sede às margens de uma das rodovias que administrará.
A CCR também busca as empresas que vão conduzir as obras necessárias. O grupo paulista já anunciou que fará a gestão dos contratos mas a execução dos serviços será buscada no Rio Grande do Sul.
Abrangendo 32 municípios gaúchos e 473,5 quilômetros de estradas, a concessão exige investimento de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 5,6 bilhões em manutenção e operação. Tudo será bancado pelos usuários, por meio de sete praças de pedágio.
Calendário previsto das obras
2019: trabalhos iniciais, com intervenções emergenciais, como tapa-buracos e reparos no acostamento, melhorias na sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas na pista) e colocação de taxas refletivas em 100% do trecho concedido.
2020 a 2023: recuperação de todas as rodovias, incluindo recapeamento de trechos e reforma estrutural de passarelas e viadutos.
2021 a 2030: duplicação de Lajeado a Carazinho (BR-386).
2031 a 2036: adequação da duplicação de Canoas a Tabaí (BR-386) e alargamento da freeway, de Gravataí a Osório.