A morte de Kathlen Romeu, mulher, negra e designer de interiores, no último dia 8, é mais um trágico episódio envolvendo a população negra. Kathlen tinha apenas 24 anos e estava grávida. Sua vida foi interrompida com uma bala de fuzil em mais uma ação desastrosa da polícia.
Historicamente a população negra tem sido marcada pela violência oriunda do racismo. Mas diante de tamanhas atrocidades, o que pode ser feito? O sentimento de impotência é grande. Nos últimos tempos, tenho visto mais pessoas brancas engajadas, com atitudes antirracistas, se colocando no lugar de escuta e aprendizado. O que é ótimo porque há um entendimento importante de que o racismo é um problema de todos. Ouvir e aprender é fundamental, mas agir é imprescindível.
Cada um à sua maneira deverá encontrar formas de lutar contra o racismo. Conhecer obras de autoria negra já é um começo. Certamente, apenas ler autores negros não torna ninguém antirracista. Não impedirá que uma bala de fuzil encontre mais um corpo negro, mas aponta um caminho para que a humanidade possa ser reencontrada. Digo isso porque todo ato racista e a cada corpo que cai em função da violência, a nossa humanidade, enquanto sociedade, diminui. Somos menos humanos quando naturalizamos a dor do outro.
Por isso, deixo aqui uma lista de sugestões de livros que sensibilizará o leitor a refletir, de maneira direta ou indireta, sobre uma sociedade ainda tão preconceituosa: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; Americanah, de Chimamanda Adichie; Parem de nos Matar, de Cidinha da Silva; Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro; Marrom e Amarelo, de Paulo Scott; Cair de Costas, de Ronald Augusto; Um Buraco com Meu Nome, de Jarid Arraes; Os Supridores, de José Falero; Menina de Tranças, de Lilian Rocha; Eu Vou Piorar, de Fernanda Bastos; Terra Estranha, de James Baldwin; O Olho Mais Azul, de Toni Morrison; Pequeno Espólio do Mal, de Luiz Mauricio Azevedo; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; Terra nos Cabelos, de Tônio Caetano; Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.
Boa leitura!