A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
É pela taça - e pelo rótulo - que duas propriedades fizeram um convite diferente durante a 47ª Expointer. Para divulgar um leilão de bovinos das raças angus e brangus, as cabanhas La Coxilha, de Cacequi, e Sossego Angus e Brangus, de Santana do Livramento, envasaram uma safra exclusiva de vinho e fizeram a entrega das garrafas na feira. Na embalagem, além do tipo, um gran reserva tannat, está a data do remate: 3 de outubro, às 19h.
De acordo com Gabriel Barros, proprietário da La Coxilha, uma das cabanhas que vai ofertar exemplares, a ideia da divulgação do leilão deste ano era mostrar a tradição da família nas duas atividades: a vitivinicultura e a pecuária de corte.
— Queríamos mostrar, pela garrafa, o amor que nós temos tanto por produzir genética e vender gado de qualidade, como também elaborar um bom vinho de qualidade — reforçou Barros.
A tradição com vinhos vem da cabanha Sossego, da família Escosteguy, que possui esses dois braços de atuação. Hoje, 100 hectares da propriedade em Santana do Livramento são destinados à produção de varietais como cabernet sauvignon, tannat, merlot, chardonnay e entre outros.
O remate, que leva o nome de Leilão Parceria Genética, colocará em pista 400 fêmeas e 50 machos das raças angus e brangus no Sindicato Rural de Santana do Livramento. A transmissão será pela TV El Campo a partir das 19h.
Barros chama a atenção para a quantidade de fêmeas que serão ofertadas. Ele acredita que deve ser uma das maiores ofertas da temporada de leilões da primavera no Estado.
— Decidimos ofertar mais também em função do mercado retraído neste ano. Com um pouco mais de volume, acreditamos poder atender às nossas expectativas de faturamento — acrescenta o pecuarista.