Considerado berço e um dos expoentes da produção gaúcha de azeite de oliva, o município de Caçapava do Sul, na Campanha, coloca suas marcas na vitrine no próximo final de semana. De sexta (6) a domingo (8) realiza a 2ª Festa do Azeite de Oliva, no Largo Farroupilha. De estandes para a comercialização dos rótulos gaúchos a espaço gastronômico para a harmonização com itens como a carne de cordeiro, o evento celebra a atividade.
— Os primeiros pomares comerciais começaram por lá. E é o terroir mais premiado do Brasil. São mais de 200 premiações — destaca Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e proprietário do Olival Vila do Segredo, que fica no município.
Conforme dados do Cadastro Olivícola do Estado de 2022, Caçapava do Sul tem a décima maior área cultivada com oliveiras no RS, com 175 hectares. No topo da lista está Encruzilhada do Sul, com mil hectares.
Além do prato principal, o cardápio da 2ª Festa do Azeite de Oliva inclui palestras técnicas, show e atrações culturais.