A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A colheita de azeitonas já encerrou neste ano no Estado, mas as safras de prêmios dos azeites de oliva gaúchos ainda não. Em uma das mais recentes, o Rio Grande do Sul faturou 46 medalhas, que vieram nada menos do que da Competição Mundial de Azeites de Oliva de Nova York, concurso que é considerado um dos maiores do ramo. Do Brasil, veio ainda outra medalha da Serra da Mantiqueira.
Dois desses ouros foram levados pela primeira vez para a Estância Dona Genoveva, de Bagé (RS), onde está localizado o pomar dos azeites Olivas Alto Bonito.
— Foi surpreendente (receber os prêmios). É a nossa primeira safra comercial, e nós decidimos enviar (para o concurso) estimulados vendo outros produtores da região sendo premiados no mundo todo — conta o produtor Renato Kalil, que administra o negócio com a sua família.
Até então somente cardiologista, Kalil conta que decidiu investir na olivicultura porque a família tinha uma área em Bagé onde o clima era "complicado".
— O clima é parecido com o Mediterrâneo e o sul da Califórnia, verão escaldante e seco e inverno rigoroso. Ruim para pecuária, lavoura. Foi aí que vimos uma oportunidade de fazer azeite — explica.
Atualmente, há 12 hectares em produção, que, nesta safra, resultaram em 2 mil litros de azeite, e mais 10 hectares recém-plantados.
No concurso de Nova York, a Estância das Oliveiras, de Viamão, foi a que mais levou medalhas para casa, um total de seis. De Canguçu, a Capolivo foi outra que levou uma boa quantidade: quatro de uma vez.
Confira a lista completa dos premiados brasileiros:
- Estância das Oliveiras (RS): seis medalhas
- Capolivo (RS): quatro medalhas
- Prosperato (RS): quatro medalhas
- Costa Doce (RS): quatro medalhas
- Olivas da Lua (RS): quatro medalhas
- Pedregais (RS): quatro medalhas
- Verde Louro (RS): quatro medalhas
- Al zait (RS): três medalhas
- Sabiá (RS): duas medalhas
- Lagar H (RS): duas medalhas
- Puro (RS): duas medalhas
- Olivas Alto Bonito (RS): duas medalhas
- Terroir Serrano (RS)
- Sabiá da Mantiqueira (SP): uma medalha
- Acendra (RS): uma medalha
- Pecora Nera (RS): uma medalha
- Gaita (RS): uma medalha