A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Com a colheita de azeitonas praticamente encerrada no Estado, agora é a temporada de prêmios que marca a safra de azeite de oliva gaúcho. Em apenas dois dos concursos internacionais recentemente realizados, um no Japão e outro nada menos do que na Grécia, o Rio Grande do Sul emplacou 33 medalhas, entre dupla de ouro, ouro e prata.
De Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, o produto da Casa Marchio foi um deles:
— O nosso koroneiki (variedade de azeitona) na terra do koroneiki, que é a Grécia, fez bonito — comemorou Paulo Marchioretto, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e proprietário da marca, que ganhou o Melhor Koroneiki do Mundo 2023 na Athena International Olive Oil Competition.
Quem também saboreia conquistas com a safra atual é a Estância das Oliveiras, de Viamão. Há apenas quatro anos produzindo azeite de oliva comercialmente, levou para casa 12 nessas duas competições — metade em Atenas e metade na Olive Japan.
— Parece inacreditável, mas é isso mesmo. Quando eu plantei azeitona 19 anos atrás pensava em produzir um azeite de oliva honesto, não um azeite multipremiado — afirma o fundador do negócio, Lucídio Goelzer.
Para ele, o “segredo” de todo esse sucesso se deve a pelo menos dois fatores. O primeiro está no cuidado diferenciado das 5,3 mil oliveiras e da produção dos 8,5 mil litros de azeite, com o uso de cerâmica na embalagem do produto para melhor acondicionamento, por exemplo. E o segundo, na condição climática.
— Como a oliveira é uma árvore típica do mediterrâneo, onde o clima seco é comum, a estiagem não afetou o olival. Irrigamos a área e, no fim das contas, o clima seco gerou picância e amargor no produto final — detalha Goelzer.
Neste ano, a propriedade espera triplicar o feito do ano passado, quando recebeu 17 medalhas pelos seus rótulos. Além da Grécia e do Japão, outros concursos importantes que aguarda premiação são da Itália, Nova York e Israel.
Os rótulos premiados da Estância das Oliveiras podem ser encontrados na própria fazenda, no Cais Embarcadero e em outros pontos da Capital, como o Mercado Público.
Confira o desempenho da Estância das Oliveiras nas competições na Grécia e no Japão
Athena International Olive Oil Competition
Azeite de Oliva Frantoio - Medalha dupla de ouro
Azeite de Oliva Los Dos – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Blend Exclusivo – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Signature – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Arbequina – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Koroneiki – Medalha de prata
Olive Japan
Azeite de Oliva Frantoio - Medalha de ouro
Azeite de Oliva Los Dos – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Signature – Medalha de ouro
Azeite de Oliva Blend Exclusivo – Medalha de prata
Azeite de Oliva Arbequina – Medalha de prata
Azeite de Oliva Koroneiki – Medalha de prata