Quem frequenta o Cais Embarcadero, às margens do Guaíba, em Porto Alegre, vai ganhar um presente. Dois, na verdade. No próximo dia 7 de fevereiro, o espaço apresentará ao público uma oliveira bicentenária em homenagem aos 250 anos da Capital e uma nova operação, focada no melhor da olivocultura no Rio Grande do Sul.
A ação é da Estância das Oliveiras. A propriedade fica em Viamão, a 28 quilômetros de Porto Alegre, e coleciona prêmios.
Com a nova parceria, o Cais receberá a primeira loja "conceito" da marca, totalmente voltada ao universo do azeite de oliva. A planta histórica, que já foi transplantada para o local, junto de outra oliveira de cem anos, será uma espécie de símbolo.
— A oliveira é a árvore da vida e da prosperidade, que traz saúde e paz. É o que desejamos a todos com essa ação — diz Rafael Goelzer, sócio-diretor da Estância das Oliveiras.
O projeto da nova loja, assinado pelo arquiteto Ênio Vivian, dará destaque a materiais sustentáveis, como madeiras de reflorestamento e até galhos de oliveiras, em um espaço de cerca de 80 metros quadrados de área.
Os visitantes encontrarão diferentes produtos à base de azeite e poderão degustar produtos premiados.
—Até o Blend Exclusivo, eleito entre os 10 melhores do mundo em Israel, estará nas prateleiras. A loja está realmente muito bonita, toda em madeira reaproveitada, e nós estamos muito felizes — conta o fundador da estância, Lucídio Goelzer.
Para quem gosta de tecnologia, haverá até óculos de realidade virtual no local, para uma visita imersiva ao lagar e ao olival da propriedade, que em 2022 produziu 300% a mais de azeite do que o ano anterior (4,1 mil litros do produto).
O estabelecimento venceu 10 prêmios internacionais em 2022 e, em 2023, entrou na lista dos cem melhores produtores de azeite de oliva do mundo, que tem quatro produtores do RS.