A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Desde esta safra, o azeite de oliva extravirgem brasileiro ganhou uma nova versão. Agora, além dos tradicionais recipientes de vidro, a matéria-prima está sendo embalada também em sachês. A ideia surgiu de uma parceria gaúcha entre a Domenico Azeites, de Porto Alegre, com a Azeite Bem-te-Vi, de Encruzilhada do Sul, e já está no mercado brasileiro com 10 mil unidades.
Proprietário da Domenico Azeites, Cesare Domenico Bianchini explica que a iniciativa tomou forma quando as empresas vislumbraram uma demanda por praticidade:
— O conceito que trabalhamos é o de “abriu, consumiu”. Pensando em uma alimentação fora do lar, em um delivery. Vai almoçar fora, leva o seu sachê no bolso, coloca na comida e fica com uma dose diária de saúde e de sabor.
Outra sacada foi a do sachê, com apenas 10 ml, também funcionar como uma opção para “pulverizar” a marca, acrescenta o empresário:
— O produtor compra para experimentar e, se gosta, vai adquirir um produto (com volume) maior. No sachê tem um QR Code que direciona direto para a loja online do produto.
No caso da parceria com a Bem-te-Vi, o azeite embalado é um blend entre cinco variedades diferentes produzidas e colhidas na propriedade da marca. Na metade de julho, a previsão é de que mais 30 mil unidades do sachê cheguem ao mercado.
Além da Bem-te-Vi, já há pelo menos outras duas, ambas gaúchas, em fase de negociação com a empresa para lançarem cada uma um dos seus produtos com a nova modalidade de embalagem.
Em Porto Alegre, a ideia é que a partir de julho já haja pontos de venda com o produto em empórios e delicatéssen da Capital.
Saiba mais
A Domenico Azeites atua como uma espécie de ponte no negócio. Busca marcas de azeite de oliva e uma empresa envasadora e faz a logotipia do produto. Aliás, uma das preocupações no início do negócio, em 2022, diz Bianchini, foi a de que a embalagem de filme plástico conservasse o produto interno de forma adequada. No caso do produto em vidro, normalmente a cor é escura justamente pensando na conservação das características físico-químicas do azeite de oliva.