Para cada necessidade, uma medida, mas com a mesma concepção. Essa é a proposta que a fabricante New Holland imprime nas chamadas concessionárias-conceito, que abrem as portas no Brasil. Uma delas, a Super Tratores, fica em São Borja, na fronteira oeste gaúcha. A outra, em fica em Cristalina (GO). O projeto implementado no país poderá servir de inspiração para a rede global da marca. E tem como premissas visual, estrutura e uso diferentes dos habituais espaços habituais de venda de máquinas.
– O modelo de concessionária é algo que começou lá trás, veio evoluindo, e entendemos que precisava de uma mudança maior. A ideia é que seja um hub de prestação de serviços agrícolas – explica Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América do Sul, sobre a iniciativa.
As diferenças começam desde o visual, com a arquitetura do espaço privilegiando o aproveitamento da luz natural, deixando o ambiente o mais iluminado possível, para reduzir o consumo de energia, e também de forma a permitir uma melhor circulação de ar. A água da chuva é captada para ser reaproveitada.
Dentro, haverá um mix de atividades, conforme a necessidade específica da região, mas dentro de ser uma experiência ao usuário. Podem incluir oficina, sala de monitoramento de agricultura de precisão, café, loja. Tem até a possibilidade de área de coworking. Para, por exemplo, receber um professor de inglês que eventualmente não tenha um espaço para dar aulas e, em retorno ensinar filhos dos funcionário, projeta Taniguchi. Além, é claro, de ajudar o negócio.
Aliás, as vendas de máquinas seguem em alta. Como os problemas logísticos para acesso aos componentes persistem, a demanda segue maior do que a oferta. Uma das estratégias da New Holland tem sido o uso do frete aéreo o que, no entanto, traz um custo adicional.