A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Três anos após o incêndio que destruiu parte do prédio onde funciona a sede da Emater/RS-Ascar no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, o órgão voltou para a sua casa depois de uma obra de recuperação total das instalações. A reinauguração foi nesta segunda-feira (2), em cerimônia restrita com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Agricultura, Silvana Covatti.
Em todo esse tempo, os empregados que atuam na sede — a Emater tem unidades na maioria dos municípios gaúchos — trabalharam em espaços alugados na Capital e em casa.
O fogo, em 2018, fruto de uma sobrecarga elétrica, atingiu grande parte da edificação e do acervo mantido no prédio. Com recursos do seguro e outra parte da verba levantada pela própria entidade, o edifício de seis andares foi restaurado além da área onde atingiu o incêndio, sendo totalmente modernizado. O valor total da obra não foi divulgado. Agora, o endereço voltará a centralizar as atividades da assistência técnica e extensão rural no Estado.
O presidente Geraldo Sandri celebrou a inauguração e disse que a Emater está pronta para novos voos. A entrega da obra ocorre às vésperas da despedida de Sandri, que fica à frente da presidência da entidade até quarta-feira (4). Edmilson Pedro Pelizari assumirá o cargo.
Leite enalteceu o trabalho da Emater e a entrega da reforma. O governador disse que a nova casa torna a instituição mais forte para cumprir seu o compromisso com o Estado:
— É importante nós contarmos com o quadro técnico qualificado que nos é disponibilizado através da Emater. E para que tudo isso tenha condição de funcionar bem, é importante que tenha estrutura adequada.
O trabalho da entidade também foi destacado pela secretária da Agricultura, Silvana Covatti:
— Estou muito orgulhosa de estar aqui vendo a construção de uma casa sólida, empreendedora, e que dá resultado para o nosso Estado.
Durante a cerimônia, a Emater foi agraciada com a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A honraria do parlamento gaúcho homenageia entidades, empresas e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do RS, e foi proposta pelo deputado Clair Kuhn (MDB). O parlamentar presidiu a instituição de 2015 a 2018.
— Esta é a casa dos extensionistas, é a casa da extensão rural, é a casa da agricultura familiar. É também a casa de onde se produz renda — disse Kuhn.