Região de destaque no cultivo de oliveiras no país, o Rio Grande do Sul retomou nesta safra os patamares de 2019 na produção de azeite. Segundo estimativa da Secretaria da Agricultura, os 202 mil litros do produto, processados por 15 indústrias em 11 municípios, são um volume histórico para o Estado. E correspondem a quatro vezes mais do que o do ciclo de 2020 (48 mil litros), prejudicado pelas ondas de calor no inverno e por chuva na primavera do ano anterior.
Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da secretaria, Paulo Lipp João elenca alguns fatores que ajudaram a azeitar o resultado em 2021: clima favorável à cultura em determinadas regiões, conhecimento e trabalho de técnicos e produtores no uso de tecnologias e novas áreas produtivas.
Do total de pomares cultivados no Estado, 35% estão em idade produtiva, quando a oliveira tem por volta de quatro anos, explica Lipp. O que traz a possibilidade do avanço da produção de azeite de oliva:
— A tendência é o crescimento, podendo vir a duplicar esse volume em questão de dois a três anos, se o clima ajudar.
Apetite — e espaço — por rótulos nacionais existe. Apesar de ter ganhado terreno, conquistando reconhecimento também pela qualidade, a produção brasileira atende somente a cerca de 0,4% do consumo no país.
Principal produtor, o Rio Grande do Sul tem desafios a encarar. Aumentar a produtividade e a produção, manter a qualidade, diminuir a alternância no volume produzido e tornar o azeite nacional ainda mais conhecido entre os consumidores são alguns, avalia o coordenador das câmaras. E, ainda, aperfeiçoar práticas agronômicas para a olivicultura em um clima subtropical úmido, como é o do Estado:
— Temos de continuar investindo em tecnologia, assistência técnica e pesquisa.
Ao longo dos anos
O volume de azeite de oliva produzido nos últimos anos no Estado, de acordo com estimativas da Secretaria da Agricultura:
- 2016: 32 mil litros
- 2017: 57 mil litros
- 2018: 58 mil litros
- 2019: 198 mil litros
- 2020: 48 mil litros
- 2021: 202 mil litros
*Colaborou Isadora Garcia