O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Dando continuidade a um movimento iniciado nos últimos anos, agricultores gaúchos ampliaram a área destinada à olivicultura nesta safra. Estimativa do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) indica que o Rio Grande do Sul cultivou entre 6,6 mil e 7 mil hectares de oliveiras no ciclo 2020/2021. Na temporada passada eram aproximadamente 6 mil hectares. A maior parte do plantio está concentrada na metade Sul, sobretudo na Campanha.
Em plena colheita, o Estado deve obter entre 800 mil e 900 mil quilos de azeitonas, segundo projeção do presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto. O resultado representa avanço frente aos cerca de 525 mil quilos retirados dos pomares em 2020, mas ainda fica aquém dos 1,5 milhão de quilos produzidos em 2019, o recorde gaúcho até o momento.
Marchioretto explica que a florada das árvores ocorreu de maneira irregular neste ano, o que prejudicou a polinização e afetou o potencial produtivo. Além disso, o dirigente salienta que muitos pomares ainda não atingiram o completo desenvolvimento.
– A produção ainda está começando a tomar forma de maneira mais firme. Acredito que o mercado estará mais consolidado em cinco anos. A oliveira atinge seu potencial máximo a partir do oitavo ano e a maioria no Estado ainda está no quinto ou sexto ano de produção – complementa.
Com as azeitonas colhidas neste ano, o Estado poderá produzir entre 80 e 90 mil litros de azeite de oliva extravirgem. Em 2020, o beneficiamento do alimento totalizou em torno de 50 mil litros de óleo. O recorde até o momento pertence à safra de 2019, com 198 mil litros de azeite.
Mais da metade da safra gaúcha deste ano já foi colhida. A estimativa do Ibraoliva é que o ciclo siga até o início de março.
No momento, os gaúchos respondem por aproximadamente 65% da produção de azeitonas e de azeite de oliva no Brasil. Em todo o país, há 11 mil hectares de oliveiras. Depois do Rio Grande do Sul, em área cultivada, aparece Minas Gerais, com 3 mil hectares.