A mistura do vinho da campanha gaúcha com arte e tendência traz uma novidade ao mercado brasileiro. Será apresentada nesta quinta-feira (18), em São Paulo, a Mysterius, marca que tem entre os parceiros a Guatambu, de Dom Pedrito, e traz uma linha em que a tradicional garrafa dá lugar à latinha. Os quatro rótulos iniciais (batizados de Veraz, Intuição, Dasmarias e Solstício) chamam a atenção também pela beleza: as ilustrações estampadas foram encomendadas sob medida ao artista plástico Fabio Issao. Com inspiração mística.
— É um conceito de qualidade desde o início — reforça Valter Pötter, da vinícola Guatambu.
A aposta no novo formato vem sendo preparada desde março do ano passado. O conteúdo da lata é outro diferencial: serão vinhos produzidos com uva da "safra das safras", como foi chamada a produção de 2020. A Guatambu tem uma área de 23 hectares cultivados com vinhedos das variedades chardonnay, sauvignon blanc, gewürztraminer, tempranillo, merlot, tannat, cabernet sauvignon e pinot noir. Faz parte da área de produção da Campanha, que acaba de colocar no mercado os primeiros rótulos com indicação de procedência.
Sobre o envase em latas, Pötter cita vantagens como o fato de serem mais práticas e recicláveis. Além disso, o isolamento da embalagem e a vedação à entrada de luz ajudam a preservar o sabor e permitem que a bebida gele mais rápido.
— O bom dessa embalagem é o transporte. Alguns especialistas falam que 2021 será o ano do vinho em lata — conta Pötter.
Tem ainda uma pegada sustentável na nova marca: 1% do lucro das vendas será revertido para o plantio árvores nativas do Rio Grande do Sul na Guatambu. Aliás, a empresa deve dar início em março à terceira fase do projeto de uso da energia solar na propriedade. A ideia é ter 100% das atividades e ainda a residência abastecidos pelo sol — o que já ocorre na produção de vinhos.
No Rio Grande do Sul e no resto do país, as vendas da linha Mysterius começam na próxima semana, via e-commerce. A empresa tem ainda como parceiros Ariel Kogan, diretor comercial, Rafael Donatiello, diretor de marketing e Pablo Nobel, sócio responsável pela comunicação.