Foi na origem que se identificaram espaço e interesse para que a unidade da SLC Máquinas, em Cruz Alta, tivesse a marca da sustentabilidade. Oito meses depois do início das obras, o prédio às margens da BR-153 ganhou nova forma, com direito ao certificado internacional Leed Silver, que atesta as boas práticas adotadas. Nos 5,2 mil metros quadrados, tudo foi planejado para reduzir consumo e resíduos, ou seja, aproveitamento máximo e desperdício mínimo.
— Identificamos nos primeiros contatos com o diretor geral (Claudio Schüür) a preocupação com o meio ambiente e, a partir disso, nos comprometemos a utilizar todos recursos de sustentabilidade — conta o engenheiro civil Flávio Dahlem da Rosa, sócio-diretor da Andora Construções, responsável pelo trabalho.
Os cuidados começaram na escolha do sistema de construção. A estrutura de concreto pré-moldada, explica Rosa, foi utilizada pensando na menor geração de resíduos. No transporte dos materiais, a opção foi por uma empresa da região, minimizando os impactos no deslocamento. No telhado, 150 placas fotovoltaicas captam luz solar para que seja transformada em energia. As venezianas na cobertura são translúcidas, permitindo ventilação e iluminação natural. Equipamentos de climatização instalados têm baixo consumo. Torneiras com desligamento após três segundos ajudam a otimizar o uso de água.
Os processos utilizados foram conferidos um a um por certificadora internacional, rendendo o selo Leed Silver, inédito no ramo de equipamentos agrícolas. Com atuação em mais de 200 municípios na metade norte do Estado, a SLC Máquinas, que tem como controlador o Grupo SLC, investiu R$ 15,3 milhões na nova estrutura. A inauguração, no dia 27 de novembro, foi por meio de uma live, com show do grupo Os Fagundes.
— É uma questão de responsabilidade das empresas, terem como premissa de atuação. Entendemos e estamos praticando isso, promovendo, provocando nossos clientes a aceitarem, absorverem essa característica — observa o sócio-diretor da Andora, sobre a tendência de construções mais sustentáveis.