Com mais da metade dos 237 rótulos premiados, o Brasil também foi maioria nos agraciados com a grande medalha de ouro no Brazil Wine Challenge, avaliação realizada em Bento Gonçalves e que tem a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da União Internacional de Enólogos. Dos 21 Gran Ouro, 11 são brasileiros (veja abaixo). Logo depois vieram Chile, com quatro, Portugal, com três, e Alemanha, Espanha e Uruguai com uma grande medalha de ouro cada.
Na lista brasileira está a Vinícola Maximo Boschi, de Bento Gonçalves, que já havia obtido o reconhecimento na última edição do Brazil Wine Challenge, com um espumante extra brut. Neste ano, o reconhecimento foi com o espumante brut, da safra de 2013.
— Nós compramos 100% da uva, trabalhamos com parceiros, com agricultores, e nós precisamos ter uma uva excepcional. É a partir dela que a gente tem toda essa preciosidade engarrafada, por volta de 85% da qualidade do produto é simplesmente a uva - justifica o enólogo Renato Antonio Savaris, um dos sócios-fundadores da Maximo Boschi.
A vinícola surgiu por interesse dele e de dois amigos, que não tinham o trabalho com vinhos como tradição na família. Há 20 anos, quando começaram, eram novatos no assunto. O nome da produtora é uma homenagem ao avô materno de Renato, que era carpinteiro.
Em competições como essa, com o aval da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, 30% dos melhores vinhos são premiados. O limite torna o concurso mais competitivo e rígido, como explica o enólogo Daniel Salvador, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), organizadora da disputa.
Nesta edição, não houve medalhas de prata. Os 237 rótulos premiados alcançaram notas a nível de gran ouro ou ouro. Como em outros concursos internacionais, é comum que o país sede do evento tenha maior número de amostras inscritas. Mas a conquista tem motivos para ser comemorada:
— O fato de se ter mais premiações do Brasil (em um concurso) com perfil de degustadores internacionais é o reconhecimento de que a produção nacional está no caminho correto — pontua Salvador.
Quais são os produtos brasileiros com maiores notas?
Foram premiadas com medalhas Gran Ouro:
- Aurora espumante brut rosé, da Cooperativa Vinícola Aurora
- Geroges Aubert espumante brut, da CRS Brands Indústria e Comércio
- Estrelas do Brasil espumante prosecco rosé, da Estrelas do Brasil
- VE - Vila Europa merlot, da Harvest Administradora de Bens
- H espumante moscatel rosé, da Hortência Ind. de Bebidas
- Milantino Reserva merlot, da Milantino Vinhos Finos
- Sopra espumante brut rosé clássico, da Vinhos Sopra
- Maximo Boschi Biografia espumante brut, da Vinícola Maximo Boschi
- Salton espumante prosecco e Salton Virtude chardonnay, da Vinícola Salton
- Affonso Gasparin licoroso Distinto 12 anos, da Vitivinícola Don Affonso
O Brazil Wine Challenge ocorreu de terça (13) a quinta-feira (15) e teve 57 avaliadores da Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália. Conforme a ABE, cada um dos seis júris degustou em média, por dia, 43 amostras. Ao todo, eram 774 vindas de 16 países.
*Colaborou Isadora Garcia