O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Os melhores vinhos da “safra das safras” estão mais perto de serem conhecidos. Conduzida por 64 enólogos, a degustação das 395 amostras inscritas por 56 vinícolas brasileiras na Avaliação Nacional de Vinhos 2020 já foi concluída. O número de bebidas participantes neste ano foi recorde. Nas próximas semanas, os rótulos de maior destaque em cada uma das 16 categorias do evento passarão por análise físico-química e uma prova final antes de serem confirmados no seleto grupo.
Os nomes das vinícolas, no entanto, só serão divulgados ao público em 7 de novembro, quando ocorre a avaliação. Por causa da pandemia do coronavírus, pela primeira vez o evento organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) ocorrerá em formato digital. Os interessados em participar da degustação poderão comprar o kit com garrafas de 187ml dos 16 vinhos a partir de 23 de setembro. Serão comercializadas 700 unidades, ao preço de R$ 450 (para associados da ABE) ou R$ 580 (público em geral).
Presidente da ABE, Daniel Salvador ressalta que a safra vem confirmando as expectativas e deverá ficar marcada como uma das melhores da história do país. Além dos 16 vinhos selecionados, o evento também definirá cerca de 120 rótulos (30% do total de inscritos) como os mais representativos da safra.
-Essa safra pode ser resumida em uma palavra: espetacular – diz Salvador.
O dirigente constata que as restrições impostas pela pandemia tornaram a organização desta edição mais complexa. Cerca de 50 pessoas trabalham nos bastidores para viabilizar a avaliação. O cronograma foi antecipado, com a análise das amostras sendo concentrada em apenas quatro dias. Com isso, a ideia é coletar os 16 vinhos selecionados até a primeira semana de outubro, dando início ao envio dos kits aos participantes.