Mobilizados pela prevenção contra o coronavírus e pela necessidade de garantia do abastecimento, agricultores familiares de Cachoeira do Sul, na região central do Estado, criaram novo canal de vendas da produção. A partir desta semana, começa a funcionar o Agricultura Familiar Delivery, ou seja, a telentrega dos itens antes adquiridos em feira realizada até duas vezes ao mês na Praça José Bonifácio Gomes. A proposta já vinha sendo considerada como estratégia de negócio e acabou acelerada em razão atual cenário.
A feira faz parte das atividades de extensão rural do campus da Uergs localizado no município, por ora suspensas. É realizada em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura municipal e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A coordenação e a logística da entrega a domicílio está sendo feita pela professora e doutora em Desenvolvimento Rural Chaiane Leal Agne. Ela explica a razão para a iniciativa:
– Tem a questão de garantir o abastecimento e o fato de que são agricultores familiares, que precisam da renda para sobreviver. Mas também nos preocupa o fato de o nosso público, que é 70% de idosos, ficar correndo risco. É uma medida de proteção.
Ao todo, 25 produtores participarão do novo sistema de vendas. Na quarta-feira, um grupo fará a primeira entrega. São hortaliças, frutas, verduras, legumes e panificados. Informações sobre funcionamento e lista dos produtos serão divulgadas em grupo de WhatsApp e nas páginas do Facebook e do Instagram .
– Cada agricultor fará a entrega em um único horário, uma vez por semana – explica Chaiane.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul e produtor, Paulo Ricardo da Cunha Machado reforça a importância da continuidade da comercialização de alimentos. Mas acrescenta o significado principal:
– Atingir as pessoas na residência, sem que elas precisem ficar se deslocando.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus