Criado há seis anos com foco em turismo, o Parque Olivas de Gramado faz uma expansão de R$ 5,5 milhões. Mais da metade do valor foi para a parte industrial do complexo, com um lagar - onde é fabricado o azeite de oliva -, um depósito, um escritório e novos equipamentos para o laboratório de pesquisas.
— Também fizemos nossa loja conceito (ponto de venda referência de uma marca). Na Azeiteria Olivas, o visitante pode criar um azeite de acordo com o seu gosto, se quer mais intenso ou mais frutado, por exemplo — diz o sócio proprietário do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci.
Outros R$ 2 milhões foram para recuperar um dos acessos ao parque, que ficou bloqueado por um deslizamento provocado pelo excesso de chuvas em maio, e criar uma nova entrada no empreendimento. São 155 hectares de área total, com 29 hectares de oliveiras plantadas.
A Olivas de Gramado deixou de terceirizar produção e, na última safra, envazou 1,7 mil litros de azeite. A marca vende na loja própria, na de outros e pela internet. A empresa tem 80 funcionários diretos e 140 indiretos. Em 2023, recebeu 150 mil pessoas no parque. O ingresso vai de R$ 70 a R$ 120, para acompanhar a fabricação do azeite, fazer degustação e visitar outros espaços, como uma pequena fazenda, andar de trem e de cavalo.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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