Conhecido no setor como “Oscar dos azeites de oliva extravirgens”, Mario Solinas Quality Award premiou mais produtos gaúchos, nesta primeira edição restrita a concorrentes do Hemisfério Sul. Ficou em primeiro lugar na categoria “Verde ligero (suave)” o Blend Exclusivo 2024, feito com azeitonas arbequina e arbosana, espanholas, e koroneiki, grega, da Estância das Oliveiras, em Viamão, na Região Metropolitana.
Já o segundo lugar na categoria "Verde Intenso" foi para o azeite O Sabiá, de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. A marca também tem produção na região da Serra da Mantiqueira Paulista.
O prêmio é organizado pelo Conselho Oleícola Internacional, que tem sede na Espanha. Mario Solinas é o pesquisador italiano que desenvolveu parâmetros de qualidade para avaliar azeites. Os destaques gaúchos são importantes depois de uma safra duramente impactada pelo excesso de chuva, com alguns produtores relatando perdas de até 90%.
Dobrar produção
Sócio-diretor da Estância das Oliveiras, Rafael Goelzer projeta dobrar a produção de azeite a cada ano, atendendo uma demanda nacional que já é maior do que a capacidade atual de 2,1 mil litros por ano.
– À medida que nossas oliveiras vão ficando mais velhas, produzem mais. Esse reconhecimento nos ajuda a entrar no mercado internacional com uma carta referência - diz.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna