Clientes da Corsan Aegea que tiveram problemas de abastecimento durante a enchente estão recebendo contas de água de maio que cobram pela média do consumo de meses normais, considerando os seis anteriores. Ou seja, estão pagando mais do que consumiram. Isso ocorreu inclusive em locais que não tiveram impedimento de acesso para leitura dos hidrômetros, o que sinalizaria o real consumo no período.
Após ter recebido relatos, a coluna questionou o diretor de Operações da companhia, José Jesus da Fonseca, que confirmou o problema, mas alegou que eram poucos casos, sem, no entanto, dizer quantos. Atribuiu à dificuldade e ao atraso para emissão de contas por o sistema ter ficado fora do ar por 21 dias com o alagamento do data center do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
Fonseca diz que o cliente tem duas opções. A primeira é esperar o mês seguinte, quando a Corsan garante que fará a compensação. A segunda é, antes do vencimento da fatura, buscar os canais de atendimento e solicitar correção imediata da conta, pelo telefone 0800 646 6444, pelo WhatsApp (51) 99704-6444 ou no site.
Já o desconto do valor básico de serviço está realmente ocorrendo. Foi uma das medidas anunciadas pela companhia, assim como o adiamento para 2025 do reajuste das tarifas de água e esgoto e a isenção da conta para consumidores que tiveram o endereço alagado. A cobrança não ocorrerá por dois meses, maio e junho, com ampliação do prazo para seis meses para quem tem tarifa social.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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