Agenda
Desempenho da indústria automobilística brasileira, no balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). São dados de vendas, exportações e fabricação. Preços têm caído, em parte, pela entrada maior de carros chineses no mercado brasileiro. Veja um dos efeitos, em notícia antecipada pela coluna: IPVA 2024 cairá no RS após dois anos de alta forte
Jaqueline Santarem recebe troféu Destaque do Aço 2023, homenagem antecipada pela coluna. Relembre: Setor gaúcho do aço premia uma mulher pela primeira vez: "Me criei em siderúrgicas"
IBGE divulga o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola para novembro de 2023, com previsão para a safra 2024.
FGV IBRE discute os rumos da economia no IV Seminário de Análise Conjuntural, às 10h, com transmissão online pelo canal da fundação no YouTube.
O PIB da Europa recuou 0,1% no terceiro sobre o segundo trimestre, segundo a agência Eurostat. O resultado veio em linha com a previsão. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia da Zona do Euro ficou estável.
Petróleo sobe depois de cinco dias de perdas, com o barril a US$ 75. Ainda é um patamar baixo, que dá espaço para a Petrobras cortar preços nas refinarias.
Federasul divulga o balanço de 2023 e previsões para 2024.
Pílulas
Ibovespa fechou em queda de 1,01%, aos 125.622 pontos. Dólar caiu 0,48%, fechando em R$ 4,90.
O lojista Vilson Noer voltará à presidência da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), que fundou e comandou de 2012 a 2016. O novo mandato será para 2024/25. Deixa o cargo o empresário Sérgio Galbinski, que esteve na posição por dois mandatos, o máximo definido no estatuto. A mudança ocorre em meio à ação das entidades contra a alta do ICMS. O restante da diretoria da AGV:
1º Vice-presidente: Everton Steyer Netto - CDL Canoas
2º Vice-presidente: Roberto Estivallet - CDL Passo Fundo
3º Vice-presidente: Ênio Luis Machado Lopes - CDL Pelotas
4º Vice-presidente: Marcio Rabelo - CDL Santa Maria
Vice-presidente de Assuntos Especiais: Gilberto Tavares Sequeira - CDL Rio Grande
Vice-presidente de Finanças: Heinz José Rockenbach - CDL Lajeado
Certo dia, o sócio da Capitânia, Mauro Touguinha, falou que o prédio que construiria em Porto Alegre seria o mais sustentável. A coluna perguntou quem atestava, como é praxe para chamar algo de “o mais, único ou primeiro”. Instigado como raros, o empresário foi atrás e conquistou uma série de certificações para o IDEA Bagé, no bairro Petrópolis, com seus painéis solares, chuveiros ecológicos e sua fachada autolimpante. E o prédio recebe hoje prêmio do Green Building Council no Brasil, organização mundial que incentiva a "construção verde", com o 1o selo platina residencial no país, o maior possível. Diretor da entidade (e das lojas Alegrow), Eduardo Costa quer usar as mudanças climáticas para avançar a pauta da construção sustentável. Saiba mais: Com chuveiro ecológico e fachada autolimpante, prédio residencial do RS ganha selo máximo de sustentabilidade
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna