Após a surpresa com a decisão do Carrefour de fechar o hipermercado que ainda é conhecido como "BIG da Sertório", aberto em 1990, a especulação agora é sobre o que será feito da estrutura na zona norte de Porto Alegre. Isso porque ela faz parte de um complexo, que tem o clube de compras Sam's Club e a sede administrativa, que serão mantidos no local. Ou seja, ficaria um prédio gigante vazio, o que parece não ter sentido. As lojas pequenas instaladas na área não tinham sido, até ontem, informadas se poderiam seguir no espaço.
Uma possibilidade é que seja transferida para o local a operação do Atacadão, atacarejo do grupo francês. A loja fica do outro lado da Avenida Sertório e, claro, disputa clientes em um mercado cada vez mais acirrado, que é o do varejo de alimentos. O Carrefour não diz qual o motivo do fechamento nem o plano, mas o comunicado ao qual a coluna teve acesso diz que a decisão ocorreu ao "baixo desempenho da unidade nos últimos meses."
A outra opção seria usar o espaço como centro de distribuição. Em março, o Carrefour devolveu a área de 30 mil metros quadrados que alugava para centro de distribuição no parque logístico 3SB em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana. Também havia notificado a desocupação do espaço de 13 mil metros quadrados no Mega Intermodal, em Esteio.
Além da unidade de Porto Alegre, que deixará de funcionar em janeiro, o Carrefour fechou outros hipermercados e supermercados do Nacional no Rio Grande do Sul. Saiba mais:
O assunto foi pauta do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Ainda na manhã desta quarta-feira (27), Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), falou sobre a repercussão do fechamento das unidades no setor.
Ouça a entrevista completa:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna