Agenda
O IBGE divulga, às 9h, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) com dados de outubro.
Índice FipeZap de preço do aluguel residencial, que segue mostrando forte elevação. Em Porto Alegre, subiu 1,03% em novembro sobre outubro. No acumulado de 12 meses, a alta é de 14,26%, o que é o triplo da inflação. A média do metro quadrado é de R$ 31,42.
Votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, após já ter passado ao Senado.
Sobre gastos das famílias, leia também: Apesar da Fipe menor, preço do seguro não cai na mesma intensidade e franquia sobe
Seminário Produtividade e Mercado de Trabalho, no YouTube da FGV, às 10h.
Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta suas perspectivas para 2024.
Pílulas
Ibovespa subiu 2,42%, aos 129.465 pontos. Dólar caiu 0,97%, fechando em R$ 4,92. Agora pela manhã, bolsas globais sobem, enquanto rendimentos dos títulos e dólar ampliam queda. Movimento provocado pela decisão de juro nos Estados Unidos. Saiba mais: Os presentes de Natal dos bancos centrais para o mercado
Economistas e tributaristas estão quebrando a cabeça para calcular para empresas o impacto do corte de incentivos posto pelo governador Eduardo Leite, caso a alta do ICMS não seja aprovada. Separar produtos e setores uma hora e misturar em outra deixa a avaliação confusa.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a alíquota padrão conjunta dos novos tributos, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviço (CBS), deverá ser de 27,5%. Com a reforma tributária, cinco impostos sobre consumo, PIS/Cofins, IPI, ICMS e ISS, serão substituídos pelo o IBS, de competência dos estados e municípios, e a CBS e o Imposto Seletivo, de competência da União. Cálculos da CNI e da LCA Consultores mostram que, se fosse adotada alíquota uniforme para todos os bens e serviços, sem exceções ou regimes especiais, a alíquota padrão seria de 21,7%.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna