O jornalista Tércio Saccol colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
O Grupo Dass, com sede em Ivoti, anunciou o fechamento de sua fábrica em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, onde confeccionava roupas para marcas esportivas. Com isso, 342 funcionários estão sendo demitidos. A planta fabril entrou em operação em 1987 produzindo calçados, e desde 2017 era voltada apenas à fabricação de artigos de confecção. Das operações no RS, ficam apenas a sede e uma fábrica de itens para calçados em Novo Hamburgo.
Em comunicado enviado à coluna, a empresa afirma estar "enfrentando dificuldades para manter viável a operação desta planta". Por isso, "precisou admitir, em definitivo, que a unidade não tem meios de se manter viável". Ainda de acordo com o grupo, a homologação formal das rescisões de contrato de trabalho foram agendadas individualmente e o pagamento será antecipado e quitado em sua totalidade, dentro de prazos previstos em lei.
O Grupo Dass foi criado em 1980 e atualmente trabalha com marcas como Umbro, New Balance e Fila. A empresa não revela para qual ou quais marcas a unidade em Venâncio Aires fabricava as peças. Em 2022, a empresa concluiu a compra de 60% da marca Osklen, que pertencia à Alpargatas, dona da Havaianas, em uma negociação que durou mais de um ano.
O grupo atua no Brasil e na Argentina. Possui nove fábricas de calçados e outras nove de confecção (além da que está em encerramento), e conta com escritórios comerciais em São Paulo e Buenos Aires.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna