
O jornalista Tércio Saccol colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Será firmado na próxima sexta-feira (4), o termo de compromisso com a prefeitura de Passo Fundo para a a implantação de uma usina produtora de etanol e farelos a partir do processamento de cereais pela empresa gaúcha Be8 (chamada anteriormente de BSBios). O anúncio será feito com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do governador Eduardo Leite. O investimento é estimado em R$ 556 milhões.
A perspectiva da obra já existia desde o ano passado, quando a empresa firmou um protocolo de intenções com o governo gaúcho para construir a unidade. Na época, a estimativa era que o investimento fosse feito no segundo trimestre de 2023 e as operações iniciassem no segundo semestre de 2024. O presidente da empresa, Erasmo Battistella, prefere guardar os anúncios para o evento de sexta-feira. À coluna, o empresário disse que na última semana a Be8 recebeu a licença prévia para construir a usina, um novo passo para a entrega do projeto.
No final de junho, o governo do RS publicou um decreto ampliando o crédito presumido de ICMS de biodiesel, para melhorar o nível de competitividade do setor após mudanças na tributação dos combustíveis.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna