Empresa gaúcha, o Grupo Dass fez uma oferta de R$ 400 milhões para comprar 60% da Osklen, marca de roupas e calçados que pertence à Alpargatas, que, por sua vez, é dona da Havaianas. A negociação ainda não está concluída. Pela condição apresentada, o valor seria pago em três vezes mais uma quarta parte condicionada a metas em 2022 e 2023. A quitação ocorreria em quatro anos.
A proposta foi informada em comunicado ao mercado enviado pela Alpargatas, que tem capital aberto com ações negociadas em bolsa. Segundo a empresa, a venda está em linha com o planejamento estratégico de apostar na expansão de Havaianas e de novas marcas.
Com mais de 23 mil funcionários, a Dass foi criada há mais de 40 anos por empresários do Sul e tem várias operações no Brasil e no exterior. No Rio Grande do Sul, sua sede tem uma unidade corporativa com centro de pesquisa em Ivoti e possui ainda outra operação industrial em Venâncio Aires. A empresa é uma fabricante de calçados esportivos, também com lojas no Brasil e na Argentina. Ela já detém direitos sobre as marcas Fila e Umbro.
A Alpargatas assumiu o controle da Osklen em 2014, quando comprou uma fatia adicional de 30% por R$ 159,1 milhões. Dois anos antes, já havia adquirido 30% da companhia. Inaugurada em 1989, no Rio de Janeiro, a Osklen comercializa artigos de vestuário, calçados e acessórios.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.