Saiu a licença de instalação de sete linhas de transmissão de energia no projeto Minuano, que terá estruturas em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. A autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) libera o início das obras. O projeto da empresa ISA CTEEP ampliará o sistema elétrico que atende a serra gaúcha.
- As linhas serão instaladas em uma região que possui fragilidades ambientais, o que exigiu alternativas tecnológicas e locacionais para evitar ao máximo a supressão de vegetação nativa e impasses fundiários - conta o presidente da Fepam, Renato Chagas.
Serão construídos 115 quilômetros de linhas de transmissão, além de implementada uma subestação de energia. O empreendimento foi arrematado em um leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2019. O investimento previsto pelo regulador é de mais de R$ 681 milhões e o prazo máximo de entrega é março de 2025.
Com 1,4 mil funcionários, a ISA CTEEP atua em 17 Estados, operando uma rede pela qual passa um terço da energia elétrica transmitida no Brasil. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna