Empresa que recicla resíduos da indústria calçadista e de outras origens, a Ambiente Verde construirá uma nova fábrica no Vale do Paranhana. A empresa nasceu em Igrejinha, mas transferiu-se para Taquara em 2013, com duas unidades. Agora, volta à sua cidade natal em um complexo no bairro Moinho.
Estão sendo investidos R$ 13 milhões na estrutura, que terá 7,8 mil metros quadrados, e na compra de novo maquinário. Mais de 280 funcionários irão trabalhar na operação, que tem inauguração prevista para 2023. Em Taquara, uma das unidades será mantida, com 73 funcionários. A outra terá operação encerrada. Segundo o sócio diretor da empresa, Alberto Luiz Wanner, a nova fábrica aumentará a capacidade de produção em 30%.
A Ambiente Verde recicla cerca 650 toneladas por mês. Os produtos mais fabricados com os resíduos são palmilhas de calçados, seguidos por expositores de loja e embalagens. Os materiais vêm de coletas seletivas de cooperativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Parceria com eventos
Na última Oktoberfest de Igrejinha, a Ambiente Verde fechou parceria com a prefeitura da cidade para reciclar os copos plásticos usados na festa. Já na Capital, a empresa fará parte do South Summit — evento de inovação que ocorre nos pavilhões do Cais Mauá. A próxima edição, em 2023, terá expositores fabricados pela recicladora gaúcha.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.