Conhecida por ser uma das primeiras a definir os reajustes das mensalidades, a Rede de Escolas São Francisco revisou o aumento que fará no ano que vem. Inicialmente, tinha definido que os preços subiriam, em média, 12,94%. Depois, foram revistos os custos e, considerando que a inflação deve fechar o acumulado do ano abaixo dos dois dígitos, aplicou um desconto.
— Na teoria, o reajuste continuará de 12,94%. Mas na primeira mensalidade do ano, em janeiro, vamos dar um desconto de 25%. Com isso, no total do ano, o reajuste será, na prática, de cerca de 10,5% — explica o gerente Administrativo e Financeiro, Ademar Joenck.
O reajuste varia conforme a unidade da rede e o nível de ensino. O mínimo é de 12,87% e o máximo, de 13,02%. Joenck explica que, para definir os números, foram levados em consideração custos represados da pandemia.
— Em 2021 e 2022, reajustamos a mensalidade abaixo da inflação. Por isso, agora, computamos a inflação represada de dois anos anteriores. Também levamos em consideração os custos represados em função de tecnologia, segurança, plano de proteção contra incêndio, exigências legais, isso tudo exigiu investimento. Essas foram as razões que levaram a esse reajuste.
A rede tem, atualmente, 10 unidades educacionais, totalizando 4.740 alunos. Desses, 40% já fizeram a matrícula para o ano que vem.
Uma nova unidade está sendo planejada para Guaíba. A instalação será no Guaíba Park, um condomínio planejado em construção que tem a Dallasanta Empreendimentos como sócia. A instituição de ensino colocará no espaço uma unidade de 9,8 mil metros quadrados, com capacidade para até 1,2 mil alunos. O investimento inicial é de R$ 6,5 milhões. Estão aguardando a liberação da prefeitura para começar as obras. A expectativa é que o projeto comece a sair do papel entre o ano que vem e o início de 2024.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.