O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Tem ganhado força nos Estados Unidos o aplicativo BeReal, uma rede social que se apresenta como "anti-Instagram". Nela, as pessoas só podem publicar uma vez por dia, sem filtros e sem edições. Pois uma ideia parecida é tocada pelo gaúcho Everson Vargas, de Novo Hamburgo, desde novembro de 2020. O engenheiro de software desenvolveu, no seu tempo livre, o Nofake, uma plataforma para mostrar as pessoas "de verdade":
— O usuário não consegue aplicar nenhum tipo de filtro ou edição. Ele também não consegue selecionar imagens da galeria, ou seja, somente consegue publicar fotos tiradas na hora e sem edição, vida real, nua e crua. Enquanto que no Instagram há uma transformação e uma distorção da realidade, no Nofake não tem essa opção, é você compartilhando realmente quem você é — explica.
Por enquanto, o aplicativo é ainda o que se chama no setor de Minimum Viable Product (MVP), espécie de versão enxuta e bruta do que a plataforma pode vir a ser, se ganhar escala. A coluna chegou a testar a rede social. O layout se assemelha ao do Instagram, e, realmente, o único jeito de publicar um conteúdo é se você fotografá-lo na hora. Não tem como aplicar filtro, edição, nem resgatar uma imagem antiga da galeria para publicação. O cadastro e uso são gratuitos.
Até o momento, cerca de 500 usuários estão cadastrados na plataforma. Vargas explica que, depois que criou o aplicativo, no final de 2020 e início de 2021, precisou dar atenção para questões familiares, e que agora, então, está retomando seu foco no Nofake.
— Tive muitos impactos emocionais nesse período e acabei deixando a divulgação do aplicativo de lado. Porém, recentemente, vi minha ideia sendo validada por outra empresa, o Be Real, e então, mais organizado, retomei as atividades. Atualmente tenho em torno de 500 usuários que foram se cadastrando no boca a boca, mas agora vai aumentar — conta.
Além do seu trabalho com o aplicativo, Everson também atua no HP Inc e é sócio do Scheron Pipoca Convida, um evento de empreendedorismo em Novo Hamburgo. O valor investimento no projeto do Nofake não foi informado, mas enquanto não monetiza a plataforma, é o próprio engenheiro que banca a estrutura atual, como o servidor nas nuvens.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.