Uma nova rede social vem fazendo sucesso nos Estados Unidos. A plataforma francesa BeReal se apresenta como "anti-Instagram" e vem conquistando espaço nos smartphones, alcançando o topo da lista de aplicativos mais baixados em território norte-americano.
Sustentado por uma política de "sem filtros", a rede social permite apenas uma publicação por dia e, ao entrar no aplicativo, o usuário tem apenas dois minutos para postar uma foto e ver as atualizações dos amigos.
A marca obteve um crescimento de 315% de usuários adentrando a rede desde dezembro do ano passado. Em números, passou de 480 mil clientes para aproximadamente 2 milhões.
Apesar da expansão,a BeReal não quer tornar ninguém famoso dentro de seu espaço online. Segundo a empresa, a proposta não é essa. "A BeReal não o tornará famoso. Se quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram", cutuca os concorrentes.
BeReal = SejaReal
A rede social sugere que os usuários usufruam de uma experiencia online que mostre a vida de uma forma mais verdadeira por trás dos smartphones. BeReal (seja real, na tradução em português) busca atrair aquelas pessoas que estejam cansadas de outros aplicativos populares atualmente.
No Brasil, o aplicativo está disponível para ser baixado na Apple Store (iOS) e Play Store (Android), somente em inglês.
Origem
O projeto iniciou há dois anos, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, na França. Diferente das principais plataformas, nascidas em Estados Unidos ou China, o BeReal começou a crescer na Europa, se expandindo para a América do Norte em 2022.
Desde o início, o objetivo da rede social é que o usuário desfrute do aplicativo sem que perca horas do seu dia nele. Isso explica as poucas funções dentro da plataforma, algo feito propositalmente pelos criadores. “BeReal desafiará sua criatividade. É sua chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é, pelo menos uma vez”, diz o texto do site oficial.