Atualmente no comando da operação argentina do Carrefour, Stéphane Maquaire assumirá a presidência da companhia o Brasil em setembro no lugar do Noël Prioux. A comunicação foi feita nesta terça-feira (20) ao mercado, que considera que os dois executivos igualmente com bom histórico de entrega de resultados.
"Stéphane Maquaire tem 47 anos e está no Grupo Carrefour desde 2019 como Diretor Presidente (CEO) do Grupo Carrefour Argentina, onde liderou com sucesso um plano de transformação, com foco na centralização no cliente e estratégia digital", informa a gigante varejista, que tem sede mundial na França.
O texto enviado ao mercado enfatiza que Maquaire chega em um "momento chave" para a operação brasileira. Cita a conclusão da conversão das lojas Makro, que viraram Atacadão, incluindo unidades no Rio Grande do Sul.
Dentro do plano de expansão que será tocado por Maquaire, o fato relevante também se refere ao início do planejamento de integração do Grupo BIG. A aquisição de R$ 7,5 bilhões contempla 133 super e hipermercados na Região Sul. Ela ainda está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas não é o primeiro movimento no comando do Carrefour Brasil com foco neste processo. Outro executivo do Carrefour, Sébastien Durchon deixou a vice-presidência para liderar o processo de integração do Grupo BIG: Assim que fechar, começaremos a todo vapor", diz executivo do Carrefour que vai liderar integração do Grupo BIG
O plano em relação às marcas segue. A marca BIG será extinta, e os hipermercados serão convertidos para as bandeiras Carrefour mesmo, Atacadão ou Sam's Club. A escolha dependerá da localização e do potencial do modelo de negócio de cada unidade. O atacarejo Maxxi também vai virar Atacadão. Para o grupo francês, isso vai melhorar as vendas e os resultados da operação. As bandeiras Sam's Club e TodoDia serão mantidas. Já a bandeira Nacional, antiga em supermercados gaúchos, deve ser mantida devido à sua força local. No entanto, a marca deve ter acrescentados elementos da marca Carrefour, como o "C" do logotipo. O mesmo deve ocorrer com o Super Bom preço, que é forte no Nordeste.
Pela complexidade da aquisição, a expectativa é de que o processo de sinergia das operações dure três anos. A transformação das lojas nas novas bandeiras deve levar de 12 a 18 meses, após o "ok" do Cade.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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