O Carrefour espera que saia entre o final de 2021 e o primeiro trimestre de 2022 a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a compra bilionária do Grupo BIG. O órgão que fiscalização a concorrência precisa autorizar a operação. A expectativa foi dada em resposta à pergunta da coluna na conferência de detalhamento dos resultados trimestrais da empresa ao mercado financeiro. A aquisição foi anunciada em março e atinge R$ 7,5 bilhões. Na Região Sul, são 133 lojas compradas pelo grupo francês, entre supermercados, hipermercados e atacarejos.
Segundo Sébastien Durchon, esses meses até lá serão usados para deixar tudo preparado. Ele está deixando a vice-presidência do Carrefour e vai, exatamente, liderar o processo de integração do Grupo BIG:
- O tempo depende do Cade, mas não vamos ficar parados. Assim que fechar a transação, começaremos a integração a todo vapor - diz ele.
O plano em relação às marcas segue. A marca BIG será extinta, e os hipermercados serão convertidos para as bandeiras Carrefour mesmo, Atacadão ou Sam's Club. A escolha dependerá da localização e do potencial do modelo de negócio de cada unidade. O atacarejo Maxxi também vai virar Atacadão. Para o grupo francês, isso vai melhorar as vendas e os resultados da operação.
- Nós temos os dois modelos mais eficientes do cash & carry. Vamos aproveitar essa fortaleza e fazer a conversão.
As bandeiras Sam's Club e TodoDia serão mantidas.
- O Sam's Club é um nicho diferente. A ideia é manter, mas enxergamos várias oportunidades de melhoria, tornando a bandeira mais produtiva.
Já a bandeira Nacional, antiga em supermercados gaúchos, deve ser mantida devido à sua força local. No entanto, a marca deve ter acrescentados elementos da marca Carrefour, como o "C" do logotipo. O mesmo deve ocorrer com o Super Bom preço, que é forte no Nordeste.
- Nas bandeiras de supermercado, será uma integração um pouco diferente, respeitando a marca comercial - finalizou o executivo.
Pela complexidade da aquisição, a expectativa é de que o processo de sinergia das operações dure três anos. A transformação das lojas nas novas bandeiras deve levar de 12 a 18 meses, após o "ok" do Cade.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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