Meganegócio de R$ 7,5 bilhões, a compra do Grupo BIG pelo Carrefour inclui 133 lojas na Região Sul. Entre elas, estão as bandeiras BIG, Nacional e Maxxi. Ou seja, o acordo envolve supermercados, hipermercados e atacarejos. A informação foi detalhada em conferência dos executivos do grupo francês com investidores na manhã desta quarta-feira (24).
A compra do Grupo BIG foi a estratégia do Carrefour para avançar na Região Sul e, também, pelo Nordeste. Considerando Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o grupo francês tem apenas 34 lojas atualmente, com as bandeiras Carrefour e Atacadão. Ou seja, com a aquisição, pretende ter 167 unidades no Sul.
O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que fiscaliza a concorrência de mercado no país. Pela complexidade da aquisição, a expectativa é de que seja finalizada em 2022, com o processo de sinergia das operações durando mais três anos.
As unidades da bandeira Maxxi serão transformadas em Atacadão, que já tinha comprado recentemente as lojas do Makro. Todas são bandeiras de atacarejo, grandes lojas que misturam supermercado com atacado apostando em preços mais baixos. O Carrefour também pretende converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.
Grande negociação
Um comunicado enviado a acionistas na madrugada desta quarta informava que o Carrefour Brasil fechou acordo para a compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões. A rede pertence a uma sociedade entre o fundo de investimentos Advent International e o Walmart, que praticamente saem do negócio agora. O Advent comprou, em 2018, 80% da operação brasileira do Walmart, que estava, na época, transformando as lojas. As bandeiras BIG e Nacional seriam extintas e as unidades estavam recebendo o nome de Walmart. O processo foi interrompido pela aquisição, que gerou, depois, a criação da holding Grupo BIG.
"A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica. A aquisição permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia). Além disso, o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam's Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria"
O Grupo BIG tem 387 lojas e 41 mil funcionários. Ele possui lojas em 19 Estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020. Já o Carrefour é um grupo francês que tem diversos hipermercados com a marca no Brasil. Ele também é dono do Atacadão, bandeira de atacarejos que tem forte expansão em andamento no Rio Grande do Sul.
Com o negócio, o gigante francês diz que 15 milhões de novas pessoas entrarão na sua base de clientes. Atualmente, o Carrefour contabiliza 45 milhões de consumidores. Ampliar essa base de clientes passa por seguir reforçando a venda online, iniciada com a plataforma "Meu Carrefour" em 2020. Em diversos momentos do documento enviado ao mercado financeiro, a empresa cita o foco em preços baixos, além de mencionar a priorização para fornecedores locais dos produtos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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