O Carrefour Brasil fechou acordo para a compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões. A rede pertence a uma sociedade entre o fundo de investimentos Advent International e o Walmart, que praticamente saem do negócio agora. O Advent comprou, em 2018, 80% da operação brasileira do Walmart, que estava, na época, transformando as lojas. As bandeiras BIG e Nacional seriam extintas e as unidades estavam recebendo o nome de Walmart. O processo foi interrompido pela aquisição, que gerou, depois, a criação da holding Grupo BIG.
O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que fiscaliza a concorrência de mercado no país. Quando confirmado, ele expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, já que é mais forte no Sudeste. A gigante do varejo cita, em especial, a região Sul e também o Nordeste do país. A empresa identifica, nesses locais, um forte potencial de crescimento. Disparado na madrugada de hoje, o fato relevante usa a expressão "complementariedade geográfica".
"A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica. A aquisição permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia). Além disso, o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam's Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria"
O Grupo BIG tem 387 lojas e 41 mil funcionários. Ele possui lojas em 19 Estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020.
Já o Carrefour é um grupo francês que tem diversos hipermercados com a marca no Brasil. Ele também é dono do Atacadão, bandeira de atacarejos que tem forte expansão em andamento no Rio Grande do Sul, onde, inclusive, comprou lojas do Makro.
Com o negócio, o gigante francês diz que 15 milhões de novas pessoas entrarão na sua base de clientes. Atualmente, o Carrefour contabiliza 45 milhões de consumidores. Ampliar essa base de clientes passa por seguir reforçando a venda online, iniciada com a plataforma "Meu Carrefour" em 2020. Em diversos momentos do documento enviado ao mercado financeiro, a empresa cita o foco em preços baixos, além de mencionar a priorização para fornecedores locais dos produtos.
Mudança nas marcas
Ainda conforme o comunicado aos acionistas, as unidades Maxxi serão transformadas em Atacadão. Ambas são bandeiras de atacarejo, grandes lojas que misturam supermercado com atacado apostando em preços mais baixos. O Carrefour também pretende converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.
Por várias mãos ao longo dos anos
As marcas passaram por uma série de mudanças de comando nas últimas décadas. Em 1989, o grupo português Sonae entrou no Rio Grande do Sul com a compra de uma participação na Companhia Real de Distribuição, do grupo gaúcho Josapar. Dez anos depois, o Sonae comprou as redes gaúchas Nacional e Econômico.
Já em 2005, a gigante norte-americana Walmart comprou as 140 lojas do Sonae no Brasil por R$ 1,7 bilhão. Por fim, em 2018, o Walmart vendeu 80% da operação no Brasil para o fundo Advent International, que, então, também era dono da rede de Lojas Quero-Quero.
Acompanhe mais informações
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.