O Walmart confirmou nesta segunda-feira (4) a venda de 80% da operação no Brasil para o fundo Advent International. A negociação atinge o Rio Grande do Sul, onde a rede é a maior no setor supermercadista. Abaixo, confira a trajetória das marcas que foram aglutinadas pelo grupo americano ao longo das últimas décadas no Estado:
1989
O grupo português Sonae confirma a chegada ao Rio Grande do Sul com a compra de participação na Companhia Real de Distribuição, do grupo gaúcho Josapar.
1997
Antes da consolidação dos portugueses, uma negociação local. A rede Nacional adquire a Zottis, que também atuava com a marca Mobycenter.
1999
Os portugueses vão ao mercado novamente. Compram as redes gaúchas Nacional e Econômico.
2005
A operação dos portugueses chega ao fim nos supermercados locais. Em dezembro, o Walmart compra as 140 lojas do Sonae no país por R$ 1,7 bilhão.
2018
O Walmart vende 80% da operação no Brasil para o fundo Advent International. A negociação ocorre após um período de transformações nas marcas controladas pelo grupo americano. Durante a recessão, o Walmart havia encerrado operações no Rio Grande do Sul e alterado o nome de bandeiras tradicionais, como Big e Nacional.