Ainda sem dar detalhes dos planos para as lojas, o fundo que comprou o Walmart deve ter como foco operações de atacarejo. A informação foi passada para a coluna Acerto de Contas por uma fonte que acompanhou parte da negociação. A operação da rede norte-americana no Brasil foi comprada pelo Advent Internacional, conforme comunicado divulgado nesta segunda-feira. O fundo é dono da Quero-Quero, outra rede de varejo do Rio Grande do Sul.
A bandeira do Walmart que trabalha com este conceito é o Maxxi Atacado. Atualmente, são 44 lojas da empresa do tipo atacarejo, que ficam em onze Estados. No Rio Grande do Sul, são 13 lojas. As unidades vendem de hortigranjeiros a congelados, passando por produtos de limpeza e até eletroeletrônicos.
A ideia do atacarejo é fornecer tanto para o consumidor final quanto para comerciantes. Como o nome diz, mescla características de atacado e varejo. Então, há embalagens maiores com mais produtos e até preços diferenciados.
Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados, os atacarejos cresceram 13% em 2017. É uma opção para quem busca preços melhores. As lojas são mais simples e exigem equipes menores de funcionários.
Ainda não se sabe que o Advent manterá a marca Walmart e se dará continuidade à transformação das lojas. O ranking da AGAS aponta o Walmart como a maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul, com faturamento anual de R$ 5,6 bilhões e mais de 16 mil funcionários. No entanto, fechou 17 lojas desde 2014 no Estado.