Depois do anúncio da Walmart do Brasil de que vai investir R$ 1 bilhão no país – R$ 250 milhões no Estado – para mudar marca e apresentação de seus hipermercados, a coluna mergulhou na trajetória de negócios feitos ao longo de uma década e meia. Até onde chegou a arqueologia corporativa, a marca Big surge no final dos anos 1980, resultado de associação da Cia. Real de Distribuição, do grupo Josapar, com a portuguesa Sonae.
Leia mais
A nova cara dos hipermercados Walmart no Rio Grande do Sul
Walmart voltará a investir no Estado
Walmart fechará cinco lojas em Porto Alegre
Antes que os portugueses se consolidassem, houve também negócios entre grupos locais, como a compra do Zottis, que também atuava com a marca Mobycenter, espécie de antepassado dos hipermercados, pela Nacional CDA, resultado da união de outras duas empresas locais. A CDA tinha as marcas Dosul e Dinosul – segundo alguns relatos, o primeiro hipermercado de Porto Alegre. No gráfico acima, acompanhe o ''quem comprou quem'' que determinou a chegada oficial da marca da maior rede de varejo do mundo ao Estado.