Oito indústrias do Rio Grande do Sul receberão uma mentoria gratuita para fabricarem equipamentos de proteção individual (EPIs). Mesmo que isso signifique apenas ampliar a produção ou mudar totalmente o foco do negócio, o que tem se chamado de pivotar. As empresas integral um grupo de 250 no país selecionadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O treinamento será online e realizado ao longo do mês de junho. A orientação será para a fabricação de máscaras e aventais hospitalares, protetores faciais e máscaras domésticas, entre outros. Os consultores vão ajudar na criação de um plano de ação, dar orientações sobre especificações técnicas e até mesmo sugerir linhas para financiamento caso seja necessário algum aporte financeiro.
- Além de doar a produção feita em suas unidades em parceria com empresas, o Senai espera ajudar empresas que tiveram a produção reduzida a gerar receita e manter empregos - diz o diretor-geral, Rafael Lucchesi.
Empresas selecionadas no Rio Grande do Sul:
Ebios Tecnologia - face shield
Inbrape Tecidos Industriais - outros
Juliano Seffrin - máscaras
Masksinos - máscaras
Multipress Indústria Gráfica e Editora - face shield
P A Miguel - máscaras cirúrgicas
Quimicouros Indústria e Comércio - máscaras
Valentys Indústria e Comércio - outros
Compra e venda de máscaras
Falando em máscaras, além de ter doado R$ 50 milhões, a Península, empresa da família de Abilio Diniz, lançou uma plataforma que está conectando quem vende com quem precisa comprar o item. O site concentra informações para a aquisição e também traz detalhes sobre os tipos de máscara. O projeto foi batizado de "Tudo de Máscara" e não tem fins lucrativos, ficando disponível em um site que já está no ar.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista